Snowboarder é salvo após cair em fenda ao usar recurso de emergência de celular
O britânico ativou um recurso que emite sua localização e alerta serviços de resgate
Foto: Reprodução/R7
O snowboarder britânico Tim Blakey, de 41 anos, foi resgatado de uma fenda nos alpes suíços após usar um recurso de emergência em seu celular desconhecido por muita gente. Ele estava em altitude de cerca de 3.048 metros, numa geleira, quando tentava atravessar uma passagem que imaginava ser de gelo sólido. O homem acabou caindo em um buraco de cerca de 4,5 metros de altura.
O frio no local era intenso, e apresentava muitos riscos a vida de Blakey. Diante disso, ele utilizou o recurso de emergência de seu smartphone, apertando cinco vezes o botão de liga/desliga do aparelho, mecanismo que liga para serviços de emergência e fornece sua localização.
“Eu tinha um reforço de bateria na minha mochila e tive que me mover com muito, muito cuidado para tirá-lo de lá. Havia conexão 3G lá embaixo, mas precisava dela por tempo suficiente para eles me localizarem. Foram 20 minutos antes de eu entrar em contato com os serviços de emergência e eles me disseram para não me mexer", disse ele ao Daily Mail.
Blakey, um personal trainer, descreveu o momento de tensão em sua conta no Instagram: “Há uma semana até este exato minuto, minha apreciação pela vida mudou drasticamente. Michael e sua equipe literalmente salvaram minha vida. Ainda não tenho ideia de como vou retribuir a ele e aos serviços de resgate suíços".
“Dezessete anos de snowboard e a maioria dessas vezes passando muito tempo sozinho e fora de pista. Mas nunca mais sozinho", disse.
O homem que salvou Blakey, no entanto, revelou que, mais que a tecnologia, a sorte salvou Tim: “Ele teve muita sorte de ter um sinal de telefone. Três dias depois, participei de um resgate semelhante nas proximidades, mas a pessoa caiu 100 pés e morreu".