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Só 5% dos estudantes da rede pública possuem o conhecimento adequado em matemática no 3° ano do ensino médio, aponta análise

Dados são da análise do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Só 5% dos estudantes da rede pública possuem o conhecimento adequado em matemática no 3° ano do ensino médio, aponta análise

Foto: Reprodução/Seduc

Apenas 5,2% dos alunos cursavam o 3° ano do ensino médio na rede pública em 2023 apresentaram um nível de aprendizagem em matemática considerado adequado. Os dados são de uma análise do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) divulgada nesta segunda-feira (28), quando é comemorado o Dia Mundial da Educação.

O relatório aponta uma disparidade quando comparado a mesma série do ensino básico na rede privada, onde 30,5% apresentaram desempenho adequado.

A pesquisa utiliza dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023. Os níveis apresentados neste ano de 2023 são tão impactantes que está abaixo dos 6,9% registrados em 2019, na pre-pandemia, e se iguala a resultados de 2011.

Os resultados em 2023 ainda apontam que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), 16,5% demonstram domínio esperado em matemática (Iede), enquanto alunos do 5º ano do EF da rede pública registraram 43,5%.


Língua Portuguesa

Quando analisada a disciplina de língua portuguesa por alunos do 3° ano, o resultado é melhor, com cerca de 32,4% alunos que tiveram um nível de aprendizagem adequado.

Para estudantes do 9° ano, foram considerados adequados o desempenho de 35,9% deles, enquanto nos que integravam o 5º ano do EF aparecem 55,1%.


Desigualdades por raça e renda

A pesquisa comprova que a desigualdade está presente nas questões raciais. No 9º ano, a diferença de desempenho em língua portuguesa entre estudantes brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas subiu de 9,6 pontos percentuais (p.p.) em 2013 para 14,1 pontos em 2023.

Enquanto em matemática, a diferença foi de 6,2 pontos percentuais para 8,6. No Ensino Médio, a distância entre os grupos em português aumentou de 11 para 14 pontos percentuais.

As desigualdades também estão nas situações socioeconômicas. No 5º ano, 61% dos alunos mais ricos atingem aprendizagem adequada em língua portuguesa, frente a 45% dos mais pobres. Em matemática, os percentuais são de 52% e 32%, respectivamente.


Ensino público x ensino privado

Entre os estudantes de matemática do 5° ano, na rede privada 72,6% atenderam as expectativas do esperado, contra 43,5% da rede pública. Enquanto em língua portuguesa, a diferença foi de 27,4 pontos percentuais.

Quanto os dados do ensino médio mostram que 8% dos estudantes brancos alcançaram o nível adequado em matemática, contra 3% dos estudantes pretos.

 

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