Sobe para 675 as localidades afetadas pelo derramamento de óleo
Balanço foi divulgado pelo Ibama
Foto: Divulgação/Ibama
A quantidade de localidades que foram afetadas pelo derramamento de óleo na costa brasileira aumentou para 675, de acordo com boletim divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nesta terça-feira (19). Já na fauna, o número de animais atingidos pelas manchas é de 141.
Ao todo, são dez estados afetados e 116 municípios. No Maranhão, não há nenhuma área com manchas e sete com vestígios. No Piauí são nove áreas com vestígios e três sem nenhuma mancha. Os militares que atuam na operação são 5.746, 21 navios, sendo 20 da Marinha do Brasil e 1 da Petrobras. Há também 68 servidores do Ibama, 55 do ICMBio, 3873 da Defesa Civil e 440 funcionários da Petrobras. Segundo levantamento do Ibama, 4500 toneladas de resíduos foram retirados das praias nordestinas até esta segunda-feira (18).
De acordo com a Marinha, a suspeita de que um novo navio seria responsável pelo desastre ambiental que foi levantada pela Universidade federal de Alagoas não procede.