Sobe para 83 o número de mortos no Rio Grande do Sul, diz Defesa Civil
Outras 4 mortes estão sob investigação, além de 111 pessoas desaparecidas
Foto: Diego Vara
O mais recente boletim da Defesa Civil de Porto Alegre, divulgado na manhã desta segunda-feira (6), mostra que o número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83. Outras 4 mortes estão sob investigação, além de 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas.
Segundo o órgão, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas. Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.
Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são reflexo de, ao menos, três fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, há previsão de mais chuva.
O governo estadual decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal. Por isso, o estado fica apto a solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.