Política

"Somente os mortos não evoluem", diz Dino em sabatina

O ministro foi questionado sobre proposta de sua autoria que propõe mudanças no STF

Por Da Redação
Ás

"Somente os mortos não evoluem", diz Dino em sabatina

Foto: Agência Brasil

O Ministro da Justiça, Flávio Dino respondeu durante a sabatina para o STF ao senador Hamilton Mourão sobre sua proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelecia mandato para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Dino afirmou que "somente os mortos não evoluem" diante do questionamento de Mourão.

O senador questionou Dino sobre a PEC 342/2009 da Câmara dos Deputados, que propõe mudanças na composição do STF. Ele indagou se o indicado para a Corte chamaria os parlamentares de "pigmeus" caso algo semelhante fosse aprovado no Congresso Nacional.

Mourão detalhou a proposta, mencionando que os ministros seriam escolhidos de diversas formas, incluindo indicações do presidente da República, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do próprio STF. Além disso, enfatizou a obrigatoriedade de escolher nomes de listas tríplices apresentadas por diversos órgãos.

O senador concluiu citando que, segundo a proposta, o mandato dos ministros do STF seria de 11 anos, vedada a recondução ou exercício de novo mandato, e atribuiu a autoria da proposta ao deputado federal Flávio Dino, do PCdoB do Maranhão.

A PEC de Dino foi unida a outra proposta mais antiga, que aguarda a criação de uma comissão temporária pela Mesa da Câmara.

Durante a sabatina, o então ministro da justiça falou sobre diversos temas, incluindo o debate sobre o direito ao aborto . O indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Suprema Corte passará por votação na CCJ e, posteriormente, no plenário, onde precisará do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.