Política

Sônia Guajajara reforça que novas demarcações de terras indígenas serão feitas

Em entrevista, ministra apontou necessidade de combate ao garimpo ilegal

Por Da Redação
Ás

Sônia Guajajara reforça que novas demarcações de terras indígenas serão feitas

Foto: Agência Brasil

A ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, reafirmou nesta segunda-feira (30), em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que o governo federal fará novas demarcações de terras indígenas no Brasil. Segundo ela, são áreas localizadas em oito Estados de quase todas as regiões do país: Ceará, Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas e Mato Grosso. 

A titular da pasta destacou ainda a necessidade de combate ao garimpo ilegal e quais são as consequências dessas atividades para as terras indígenas. “O garimpo contamina a água, o garimpo impede os indígenas de circularem no território para buscar alimentos que vêm da natureza, que já estão escassos por causa do desmatamento, e traz insegurança para eles produzirem seu próprio alimento, porque o território está tomado por invasores”, afirmou Guajajara.

“A relação do garimpo é com todos os âmbitos de fato. É ambiental, porque diminui o que eles comem; é a contaminação da água, porque além da água estar contaminada, o peixe que eles pescariam para comer também está contaminado; e esse aumento mesmo de tudo quanto é tipo de violência”, completou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.