STF cobra Governo Federal sobre esforços para a extradição de Allan dos Santos
Em outubro do ano passado, Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do jornalista
Foto: Agência Senado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nessa segunda-feira (14) informações sobre os esforços do governo Jair Bolsonaro para efetivar a extradição do jornalista Allan dos Santos.
“Incluídas informações acerca das medidas adotadas no âmbito do Ministério da Justiça para a sua efetivação junto ao Governo dos Estados Unidos”, disse em trecho do despacho.
Em outubro, Moraes determinou a prisão preventiva e, ao Ministério da Justiça, o início imediato do processo de extradição de Santos.
Moraes ordenou ainda que a Polícia Federal incluísse o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol, para garantir que Santos fosse capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.
Funcionários do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI) relataram atuações supostamente irregulares da cúpula do Ministério da Justiça durante o processo de extradição do blogueiro.
O secretário nacional de Justiça, José Vicente Santini é suspeito de ter feito um ofício pedindo para alterar o fluxo do procedimento de extradição para ter acesso às informações. Santini negou ter tentado interferir no processo.