• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • STF é acionado pela PGR contra regras de pagamento de anuidade por enfermeiros para conselho

STF é acionado pela PGR contra regras de pagamento de anuidade por enfermeiros para conselho

Ação questiona trechos da resolução do conselho que exige quitação de anuidade para os trabalhadores

Por Da Redação
Ás

STF é acionado pela PGR contra regras de pagamento de anuidade por enfermeiros para conselho

Foto: Agência Brasil

A Peocuradoria-Geral da República (PGR) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra regras do Conselho Federal de Enfermagem, que estabelece o pagamento de anuidade aos profissionais da categoria.

A ação é assinada pelo procurador-geral Augusto Aras, e segundo o pedido, as normas exigem a "quitação de anuidades devidas ao Conselho Regional de Enfermagem, como requisito indispensável para que profissionais da enfermagem obtenham inscrição, suspensão de inscrição, reativação de inscrição e inscrição secundária, bem como a segunda via e a renovação de carteira profissional de identidade".

A PGR pediu ao Supremo para suspender imediatamente esses pontos da resolução, e declarar o conjunto de regras inconstitucional. 

O Ministério Público afirmou que embora os conselhos possam cobrar anuidade dos seus filiados, as regras exigem que is profissionais estejam em dia com o pagamento para obter os serviços, condicionando o desempenho da profissão ao pagamento de tributos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário