• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • STF forma maioria para derrubar lei de Rondônia que proíbe linguagem neutra nas instituições de ensino
Brasil

STF forma maioria para derrubar lei de Rondônia que proíbe linguagem neutra nas instituições de ensino

Votação segue aberta até 23h59 desta sexta-feira (10)

Por Da Redação
Ás

STF forma maioria para derrubar lei de Rondônia que proíbe linguagem neutra nas instituições de ensino

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para derrubar uma lei do estado de Rondônia que proíbe a linguagem neutra na grade curricular e no material didático das instituições públicas e privadas, além de editais de concursos públicos.

A votação segue aberta até 23h59 desta sexta-feira (10). Se ocorrer pedido de vista, o julgamento é suspenso; e se houver pedido de destaque, o caso é enviado ao plenário físico da Corte. 

Em novembro de 2021, o relator do caso, ministro Edson Fachin, suspendeu a lei. Ele foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

Para o magistrado, a lei estadual, ao proibir o uso da linguagem neutra, foi contra as normas fixadas pela União. “Fixação de tese: norma estadual que, a pretexto de proteger os estudantes, proíbe modalidade de uso da língua portuguesa viola a competência legislativa da União”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário