Brasil

STF inaugura nova forma de julgar processos na Corte nesta quarta (18)

Ministros irão discutir caso sobre separação de bens em casamentos

Por Da Redação
Ás

STF inaugura nova forma de julgar processos na Corte nesta quarta (18)

Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) inaugura nesta quarta-feira (18) um novo formato de julgamento em que as manifestações das partes no processo são feitas em uma sessão e os votos dos ministros em outro momento. A adoção do modelo é uma iniciativa do ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte. 

A iniciativa será aplicada em um caso que discute a obrigatoriedade do regime de separação de bens em casamento de pessoa maior de 70 anos e a aplicação dessa regra às uniões estáveis. Conforme a nova forma de julgamento, a sessão desta quarta terá apenas a leitura do relatório e as sustentações orais das partes. 

A matéria está pautada somente para a leitura do relatório e a realização das sustentações orais. Depois disso, os ministros vão discutir os votos nos bastidores da Corte e o julgamento será retomado em outra data já com um indicativo de resultado encaminhado.

O objetivo é permitir que os advogados apresentem os argumentos e que os ministros ouçam e considerem antes de ser efetivamente iniciado o julgamento. Outro processo já anunciado neste formato é a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão que trata sobre a licença-paternidade. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário