STF, PGR e Conselho de Ética investiga suposto esquema de rachadinha envolvendo Janones
Autoridades apuram crimes como peculato, improbidade administrativa e caixa dois
![STF, PGR e Conselho de Ética investiga suposto esquema de rachadinha envolvendo Janones](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/167433/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=1591799a182e42fc301972e346c90dcd)
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O suposto esquema de rachadinha no gabinete do deputado federal André Janones (Avante-MG) está sob investigação da Polícia Federal (PF), Procuradoria-Geral da República (PGR) e Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Além disso, a PGR encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito sobre as práticas.
As autoridades apuram crimes como peculato, improbidade administrativa e caixa dois, e também estão analisando pedidos de cassação do mandato. Janones enfrenta denúncias de rachadinha desde 2021, feitas por Fabricio Pereira, um ex-assessor do parlamentar.
Na denúncia, há um áudio em que Fabricio conversa com outro ex-assessor de Janones, que alega precisar repassar quase R$ 5.000 do próprio salário mensalmente ao suposto esquema de rachadinha no gabinete do parlamentar. Essa verba seria usada para cobrir um rombo de R$ 675 mil nas contas pessoais do político.
De acordo com a PGR, os fatos são graves, não descartando a possibilidade de o deputado ter exigido vantagens econômicas ilegais dos assessores e ex-assessores como condição para manter os cargos. Após a divulgação do caso pela imprensa, parlamentares da oposição apresentaram uma notícia-crime contra Janones, protocolada na PGR na última terça-feira (28).