Política

STF retoma nesta quinta o julgamento do caso Lula

Serão debatidos a suspeição de Sergio Moro e o destino de processos que envolvem o ex-presidente

Por Da Redação
Ás

STF retoma nesta quinta o julgamento do caso Lula

Foto: Divulgação

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (22) o julgamento dos recursos na decisão que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministros devem debater sobre para onde irão os processos de Curitiba e se é válido o julgamento da Segunda Turma da Corte que considerou Sergio Moro parcial na ação penal do tríplex do Guarujá (SP). 

O placar deve ser mais apertado que o da semana passada, quando, por oito votos a três, o STF manteve a anulação das decisões tomadas por Moro e outros magistrados da Justiça Federal de Curitiba. A maioria dos ministros entendeu que as ações penais não têm relação com os desvios da Petrobras, foco da operação Lava Jato e, portanto, não poderiam ter sido julgados por Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Caso o plenário decida referendar a sentença do ministro Edson Fachin, que determinava que o processo não deveria ser mais analisado, a sentença que considerou Moro suspeito seria anulada. Entretanto, segundo a colunista Bela Megale, a expectativa nos bastidores é de que a parcialidade de Moro seja mantida, e que a maioria dos ministros apoie a resolução adotada pela Segunda Turma sobre a decisão de Fachin.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário