Economia

STF suspende julgamento de recurso do INSS sobre "revisão da vida toda"

Análise da ação não tem data para ser retomada

Por Da Redação
Ás

STF suspende julgamento de recurso do INSS sobre "revisão da vida toda"

Foto: Agência Brasil

O ministro Cristiano Zanin Martins, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu o julgamento de um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra a chamada "revisão da vida toda", tese acolhida pelo Supremo que aceita a inclusão de todas as contribuições feitas antes de julho de 1994 no cálculo de aposentadorias. 

Essa tese foi considerada constitucional pelo STF em 2022 e pode aumentar significativamente o valor recebido pelo aposentado. O INSS entrou com recurso para que os valores atrasados antes de 13 de abril deste ano não sejam pagos. Esta foi a data em que o acórdão do STF foi publicado, considerando a nova interpretação.

Atualmente,  a regra garante o pagamento de atrasados dos últimos cinco anos. Porém, a revisão pode ser solicitada através de uma ação judicial por aposentados que começaram a receber seus benefícios até novembro de 2019, antes da reforma da previdência.

O ministro Alexandre de Moraes havia suspendido os processos sobre a tese em questão até o julgamento do recurso ser concluído. Depois, Zanin pediu vista do processo, ou seja, mais tempo para analisá-lo. O processo será travado por até 90 dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.