Política

"STF vai se empenhar para pacificar conflitos do país", afirma Dias Toffoli

Ministro fez discurso de abertura do ano do Judiciário

Por Da Redação, Agências
Ás

"STF vai se empenhar para pacificar conflitos do país", afirma Dias Toffoli

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira (3) durante a abertura do ano judiciário, que a Corte vai continuar empenhada em 2020, para pacificar conflitos do país mantendo diálogo com os demais poderes.

"Em 2020, permaneceremos empenhados e destemidos em garantir os direitos fundamentais, as liberdades públicas, e moderar e pacificar os grandes conflitos do país, como forma de promover a segurança jurídica necessária à retomada do desenvolvimento", destacou.

Durante discurso, Toffoli afirmou que este semestre terá julgamentos de grande impacto econômico, dentre eles a tabela do frete rodoviário, marcado para 19 de fevereiro, e o que trata sobre as regras da distribuição dos royalties do petróleo, marcado para 29 de abril.

Após ter uma liminar a respeito do tema juiz de garantias, revogada pelo ministro Luiz Fux durante o recesso do Judiciário, o ministro buscou apaziguar os ânimos entre os colegas de Supremo, afirmando ser “óbvio que em todo colegiado há divergências, porque a razão de ser é a multiplicidade das visões”, salientou.

Assim como fez em 2019, o presidente do STF divulgou a pauta de julgamentos com antecedência de seis meses. O primeiro julgamento do ano, na quarta-feira (5), vai ser da esfera penal. O plenário vai analisar se a confirmação de uma condenação em segunda instância interrompe ou não o prazo de prescrição de um crime.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.