STJD determina que os clubes que manifestem atitudes homofóbicas sejam punidos

Novas medidas foram recomendadas pela Fifa

Por Da Redação
Ás

STJD determina que os clubes que manifestem atitudes homofóbicas sejam punidos

Foto: Michael Ripley/Altrincham Fc

Após a Fifa recomendar e ocorrer atualizações nas leis de homofobia e transfobia no Brasil, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), determinou nesta segunda-feira (19), que os times sejam punidos com a perda de pontos em casos de gritos homofóbicos entoados pelas torcidas nos estádios. A medida também é válida para fora do universo do futebol, os atos preconceituosos serão enquadrados como uma atitude indisciplinar.

A decisão foi encaminhada aos clubes, e retifica que a nova orientação é de que os árbitros e assistentes sejam incentivados a agir contra os gritos e as atitudes homofóbicas, como é manifestado por algumas torcidas quando o goleiro da equipe adversária vai cobrar o tiro de meta é chamado de "bicha".

Caso a torcida cante ou manifeste alguma atitude homofóbica, o clube poderá ser penalizado com a perda de três pontos, sendo o dobro da pontuação para reincidentes. A decisão ainda afirma que além da súmula dos árbitros, outras maneiras para identificar as injúrias poderão ser levadas em conta. A análise será analisada caso a caso.

O Procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, assinou o texto, que deseja punir as equipes tanto pela atitude dos torcedores, assim como de atletas e comissão técnica que participarem das injúrias, julgando de maneira cabível encaixar as atitudes homofóbicas no artigo 243-G do Código Disciplinar, que está descrito:

"Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

Ainda em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a legislação responsável por julgar os casos de racismo seja utilizada em momentos de crimes de injúrias homofóbicas e transfóbicas. Entretanto, a decisão fora das quatro linhas influencia diretamente no universo do futebol. De acordo com as normas do STJD, os clubes passarão a participar das punições destinadas ao esporte.

Brasil já foi multado

Na disputa da Copa América, no Brasil, em junho, a Conmebol multou a CBF US$ 15 mil (cerca de R$ 57 mil), por causa dos gritos homofóbicos da torcida brasileira na partida entre Brasil e Bolívia, duelo de abertura da competição. No momento da cobrança dos tiros de meta, o goleiro boliviano Carlos Lampe, parte da torcida presente gritava "bicha". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.