Suplicy interrompe reunião de Lula: 'Não fui convidado'
Vereador fez cobranças ao partido e ao ex-ministro Aloizio Mercadante

Foto: Reprodução/Senado | Fernando Frazão/Agência Brasil
O vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) interrompeu uma reunião da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (21), em São Paulo, com duras cobranças ao partido e ao ex-ministro Aloizio Mercadante. Na ocasião, Suplicy entregou um papel com sua proposta que, segundo ele, não foi considerada na elaboração do documento da pré-candidatura encabeçada pelo PT ao Planalto.
O vereador acusou, ainda, Mercadante de não tê-lo convidado para o evento. Como presidente da Fundação Perseu Abramo, o ex-ministro tem coordenado a elaboração das diretrizes de governo da chapa Lula-Alckmin.
“Quero entregar ao Aloizio Mercadante a proposta que não foi considerada, infelizmente. Eu entreguei por e-mail há dez dias e não foi considerada ainda. Entre os itens principais, a instituição de uma renda básica de cidadania, aprovada por todos os partidos, sancionada pelo presidente Lula, está no programa do PT há muitos anos. Todo ano ele tem alguma coisa comigo”, disse Suplicy, apontando para Mercadante.
“Não me convidou para essa reunião. Você sabe com quem que eu soube da reunião? Ontem à noite”, completou. Logo em seguida, o vereador reforçou o pedido que fez na proposta. “Não fui convidado, mas hoje eu estou aqui, e continuarei trabalhando muito para que Lula e Alckmin instituam a renda básica de cidadania, enquanto eu estiver vivo ainda”, pediu Suplicy.
Constrangido com a situação, Mercadante respondeu que "Eu de fato não tive como acompanhar o convite de todas as pessoas. É só olhar o tamanho do plenário. Nem era minha função". Segundo o ex-ministro, a proposta de renda básica de cidadania ainda será discutida, pois as diretrizes colocam as propostas só em "linhas gerais".
Assista: