• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Supremo decide nesta quarta (14) se mantém determinação de Barroso para instauração da CPI da Covid
Política

Supremo decide nesta quarta (14) se mantém determinação de Barroso para instauração da CPI da Covid

Ministro Barroso determinou, em liminar provisória, que Senado instaurasse CPI

Por Da Redação
Ás

Supremo decide nesta quarta (14) se mantém determinação de Barroso para instauração da CPI da Covid

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta quarta-feira (14) se mantém a determinação do ministro Luís Roberto Barroso que decretou ao Senado, em liminar provisória, que seja instaurada uma CPI para investigar as ações do governo federal durante o combate à pandemia da Covid-19.

Na última terça-feira (13), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), realizou a leitura do requerimento da CPI, o que tornou oficial a criação da comissão.

A situação será analisada pelos 11 ministros do Supremo, que podem concordar ou discordar da determinação de Barroso.

O presidente da Corte, ministro Luiz Fux, determinou que o caso será o primeiro da pauta de julgamentos. Diante disso, o julgamento deve anteceder a análise de recursos contra a anulação das condenações do ex-presidente Lula em processos da Lava Jato, que também está prevista na pauta da sessão desta quarta (14).

Barroso é o relator da ação protocolada no STF por senadores do Cidadania e que solicitava ao Supremo que determinasse ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a instalação imediata da CPI.

O requerimento que solicitava a abertura da comissão já possuía o número de assinaturas de senados solicitado pelo regimento, porém, Pacheco resistia a autorizar a instalação com argumento que a prioridade é o combate à Covid-19.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário