"SUS digital é um caminho para que haja efetividade nessa visão de um SUS universal", afirma Nísia Trindade
Cerimônia ocorre na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governador Jerônimo Rodrigues e a ministra da Saúde, Nísia Trindade assinaram um protocolo nesta sexta-feira (30), de intenções pioneiro de digitalização para unificar o sistema de saúde do país, e coloca a Bahia na liderança da modernização do SUS.
Nísia afirmou em conversa com a imprensa que os princípios e valores da União e reconstrução é o que move o governo liderado pelo presidente Lula para todo o Brasil e o governo de Jerônimo na Bahia.
“Então eu me sinto muito feliz com esse ato de hoje, é um ato que traz muitos desafios, mas sobretudo quando nós falamos que o futuro é agora, nós estamos falando de uma construção para benefício da população. Acho que todos os que me antecederam já falaram muito bem da importância dessa integração da Redis”, disse a ministra de saúde.
De acordo com ministra, o SUS vai se reconstruir com qualidade no momento em que se utilizar a tecnologia como avanço integral à saúde.
“Com a Rede Nacional de Dados de Saúde, mas eu depois vou fazer alguns destaques que eu creio que seja muito importante nesse momento em que, como o presidente Lula falou naquele balanço na televisão, um ano e meio de governo, na verdade, quando ele falou da saúde, ele falou de reconstrução do SUS e o SUS vai se reconstruir com qualidade, usando a tecnologia, como bem disse o deputado Solla, tantos avanços de 90 para cá, mas avanços que ainda não só não estavam integrados, mas não estavam devidamente a serviço de um sistema de saúde que além de universal tem que se pautar pelo cuidado integral à saúde, e é isso que nós formamos aqui hoje, um caminho para isso, um SUS digital é um caminho para que haja efetividade nessa visão de um SUS universal, integral para todas as brasileiras, para todos os brasileiros” afirma a ministra da saúde.