Suspeito de praticar implosões irregulares é detido com explosivos no interior da Bahia
As ações foram realizadas após denúncias na região
Foto: Divulgação SSP
As equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis apreenderam na manhã de quarta-feira (26), meio quilo de nitrato - elemento químico utilizado em explosões, juntamente com 250 metros de fio de cordel, na cidade de Oliveira dos Brejinhos, região Oeste do estado da Bahia. Um homem de 52 anos foi detido sob suspeita de utilizar o material para realizar implosões irregulares em pedreiras e realizar extração de minério de forma ilegal.
As ações foram realizadas após denúncias sobre o uso ilegal de explosivos na região conhecida como 'Chapada de Cima'. O comandante da unidade, major George Porto, relatou que durante a abordagem, o homem não apresentou autorizações ambientais para a prática de extração de minério, tampouco notas fiscais de aquisição dos materiais, levando à sua condução.
De acordo com as autoridades, o suspeito infringiu a Portaria número 147 do Comando Logístico (Colog) do Exército Brasileiro, que regula atividades com explosivos, além de violar o artigo 251 do Código Penal, que trata de exposição a perigo da vida, integridade física ou patrimônio de outrem mediante explosão. O indivíduo foi encaminhado à Delegacia Territorial (DT) de Oliveira dos Brejinhos e autuado por fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar substância ou engenho explosivo sem licença da autoridade competente.