Mundo

Talibã bloqueia saída de afegãos na fronteira com o Paquistão

O regime fundamentalista deseja estabilizar sua legitimidade e evitar a fuga da força de trabalho do país

Por Da Redação
Ás

Talibã bloqueia saída de afegãos na fronteira com o Paquistão

Foto: Reprodução

Milhares de pessoas no sul do Afeganistão tentam, diariamente, fugir da pobreza e da crise humanitária com o exílio no vizinho Paquistão. No entanto, o regime Talibã tem negado negado a passagem, pregando o discurso de que a opulação deve permanecer e ajudar a reconstruir o país.

De acordo com um afegão, Zakariullah, de 25 anos, as pessoas vem sendo agredidas pelos talibãs ao tentar atravessar a fronteira, disse à AFP. Nas últimas semanas, os guardas não permitiram a passagem dos afegãos que desejam fugir para o Paquistão sem um visto.

"Diariamente, entre 8.000 e 9.000 pessoas tentam atravessar a fronteira sem documentos, por isso são rejeitadas", declarou um dos oficiais do regime Talibã no local, o mulá Haqyar.

O regime fundamentalista deseja estabilizar sua legitimidade e evitar a indesejada fuga da força de trabalho vital do país. "Eles dizem: 'este é seu país, não devem abandoná-lo", relata Rahmadin Wardak, outro jovem de 25 anos, que vende frutas perto da fronteira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário