Tebet anuncia equipe de secretários do Planejamento sem negros
Lista é formada por cinco nomes de pessoas brancas, sendo duas mulheres
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou nesta quarta-feira (11), em coletiva, os primeiros nomes de seu secretariado na pasta. A lista é formada por cinco nomes de pessoas brancas, sendo duas mulheres. Na ocasião, a titular da pasta reconheceu a ausência de pessoas não brancas. "Gostaria muito como secretária-executiva-adjunta pudesse estar conosco a figura da economia Vilma Pinto. O problema é que ela tem mandato pela IFI [Instituição Fiscal Independente]", disse Tebet.
Mulher negra, Vilma Pinto é economista, mestre em economia empresarial e finanças e diretora da Instituição Fiscal Independente, vinculada ao Senado. "Nós tivemos longas conversas a respeito e chegamos à conclusão conjunta que, por mais experiente e importante que ela seria nesse conjunto conosco, ela está cumprindo papel muito relevante no Senado", justificou a ministra. Segundo Tebet, eventuais secretários e diretores pretos e pardos "vão vir primeiro pela sua capacidade pessoal e experiência profissional".
Veja os nomes anunciados:
-Gustavo Guimarães, secretário-executivo
-Paulo Bijos na Secretaria de Orçamento Federal
-Leany Lemos na Secretaria de Planejamento
-Sérgio Firpo na nova Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas
-Renata Amaral na Secretaria de Financiamento Externo e Integração Nacional
Dificuldade para encontrar mulheres negras
Na última quarta-feira (04), a Ministra declarou que estava com dificuldade para encontrar mulheres negras para compor sua equipe. Segundo Tebet, as mulheres pretas geralmente sustentam a casa e devido a isso, "seria difícil tirá-las de suas cidades parar morar em Brasília, e o salário oferecido pelo ministério não seria bom o suficiente para encorajar a mudança".