Telescópio James Webb consegue reproduzir a imagem de uma única estrela pela primeira vez
A próxima etapa, conhecida como “Fase grosseira” usará o NIRCam para identificar e corrigir o deslocamento vertical entre os segmentos do espelho
Foto: Divulgação
O Telescópio Espacial James Webb (JWST) alinhou os 18 segmentos de espelho primário e os engenheiros da Nasa conseguiram reunir a luz refletida por cada conjunto de seis espelhos para o mesmo local no sensor NIRCam. Ou seja, na sexta-feira (25), a agência conseguiu produzir esta imagem de uma única estrela.
Esse feito, um marco, significa que estamos quase na metade no processo de focalização do equipamento. Ao todo, são sete fases e a Nasa já concluiu a segunda e a terceira fases, chamadas de “Alinhamento de Segmentos” e “Empilhamento de Imagens”.
“Ainda temos trabalho a fazer, mas estamos cada vez mais satisfeitos com os resultados que estamos vendo”, afirmando o gerente de Elementos do Telescópio Óptico de Webb no Goddard Space Flight Center da NASA, Lee Feinberg, Ele ainda complementou dizendo que “anos de planejamento e testes estão pagando dividendos, e a equipe não poderia estar mais animada para ver o que as próximas semanas e meses trazem”.
Após esse marco, a agência inicia a quarta fase de alinhamento dos espelhos, conhecida como “Fase grosseira”. A etapa usa o NIRCam para capturar espectros de luz de 20 pares separados de segmentos de espelho. Com esse equipamento, a equipe irá identificar e corrigir o deslocamento vertical entre os segmentos do espelho ou pequenas diferenças em suas alturas. Assim, o único ponto de luz da estrela se tornará progressivamente mais nítido e focado, nas próximas semanas.
“Para trabalharem juntos, como um único espelho, os 18 segmentos de espelhos primários do telescópio precisam se comparar a uma fração de um comprimento de onda de luz — aproximadamente 50 nanômetros”, argumentou a agência anteriormente.