Política

"Tenta desviar as atenções das denúncias", diz Doria sobre Bolsonaro

O presidente levantou a suspeita de superfaturamento na compra da Coronavac

Por Da Redação
Ás

"Tenta desviar as atenções das denúncias", diz Doria sobre Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou, na noite desta quinta-feira (22), que presidente Jair Bolsonaro "tenta, com isso, desviar as atenções das denúncias contra seu próprio governo". Doria fala sobre acusação feita por Bolsonaro, durante live, de que Butantan cobrou ao Ministério da Saúde o dobro do valor por doses do imunizante CoronaVac e levantou a suspeita de superfaturamento. 

Em nota, a gestão Doria afirmou que governo paulista reforçou que o Butantan é o único representante da Sinovac no Brasil e na América Latina para a comercialização da Coronavac. “Portanto, trata-se de uma falácia de quem já declarou que não compraria a Coronavac, mas adquiriu 100 milhões de doses, das quais mais de 57 milhões já foram entregues pelo Butantan. O Presidente Jair Bolsonaro demonstra, mais uma vez, incoerência na sua fala e nos seus atos para tentar camuflar negociações escusas para aquisição de vacinas com preço três vezes acima do praticado no mercado”.

O Instituto Butantan também se manifestou em nota e disse que o consórcio Covax Facility ofertou vacinas da Sinovac ao Ministério da Saúde a preço de custo, já que era destinado a países de alta vulnerabilidade.

“A negociação entre o Butantan e o Ministério da Saúde passou por todas as etapas legais, incluindo a apresentação da planilha de custos da vacina para as equipes técnicas do Governo Federal, em reunião no mês de outubro de 2020”, informou o instituto. “O valor final das vacinas ofertadas pelo Butantan inclui todas as despesas ordinárias diretas e indiretas, incluindo o preço pago à SinoVac, os custos de importação (taxa de administração, frete, seguro do produto, tributos e impostos), os custos de produção (envase, recravação, rotulagem e embalagem), custos dos testes de qualidade, administrativos e regulatórios, armazenagem e transporte". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário