Terremoto de magnitude 6,9 atinge Papua-Nova Guiné, mas não provoca danos graves
Após o tremor principal, a região foi atingida por réplicas que variaram entre 4,9 e 5,3 de magnitude

Foto: Reprodução / USGS
Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu Papua-Nova Guiné na manhã deste sábado (5), no horário local — ainda sexta-feira à tarde no Brasil. O tremor foi registrado no mar, a cerca de 194 quilômetros ao sudeste da cidade de Kimbe, conforme informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O sismo ocorreu às 6h04 no horário local (17h04 de sexta-feira em Brasília), a uma profundidade de 10 quilômetros. Inicialmente, foi emitido um alerta de tsunami, posteriormente descartado pelo Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico.
Apesar da magnitude, até o momento não há relatos de vítimas, danos significativos ou necessidade de evacuação na região.
“Sim, sentimos o terremoto aqui (...) mas não houve grandes danos. Nada foi danificado aqui e não houve evacuação”, relatou Marolyn Simbiken, recepcionista do hotel Liamo Reef Resort, localizado em Kimbe, à agência AFP.
O USGS também informou que, após o tremor principal, a região foi atingida por réplicas que variaram entre 4,9 e 5,3 de magnitude.
Papua-Nova Guiné está situada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta. Terremotos são relativamente comuns na região, devido à intensa movimentação das placas tectônicas que afetam o sudeste asiático e o Pacífico.