Threads relaciona busca pela palavra "negra" à venda de drogas
Meta, empresa responsável, afirmou que o erro foi corrigido
Foto: Reprodução
A Meta, controladora do Instagram e do Threads, pediu desculpas por plataforma associar a palavra "negra" à drogas, após os usuários registraram que a rede exibia um aviso relacionando o termo à venda de drogas. O erro, que foi corrigido horas depois pela empresa.
A falha gerou controvérsia nas redes sociais, especialmente após o influenciador Levi Kaique relatar o problema na rede Bluesky. O aviso dizia que "a venda, compra ou negociação de drogas ilícitas podem prejudicar você e outras pessoas" e oferecia ajuda sobre abuso de substâncias, além de opções para continuar a busca. Curiosamente, buscas pelos termos "branca", "negro" e "branco" não acionaram o alerta, nem mesmo expressões diretamente ligadas a drogas, como "maconha" e "cocaína".
O instragam informou que uma Central de Ajuda tem diretrizes para definir que conteúdo recomendar aos usuários (o Threads está dentro da estrutura do Instagram). "Trabalhamos para evitar que sejam feitas recomendações de baixa qualidade, questionáveis ou de teor delicado", diz a plataforma.
Algumas especulações indicam que o erro pode estar relacionado ao uso da palavra "negra" como gíria para heroína nos EUA, conforme a agência antidrogas DEA.