Economia

Trabalho informal atinge 38,4 milhões de pessoas no Brasil

De acordo com a pesquisa feita em 11 estados, informalidade alcança mais de 50% da população ativa

Por Da Redação
Ás

Trabalho informal atinge 38,4 milhões de pessoas no Brasil

Foto: Reprodução/ IG Economia

O trabalho informal é a principal fonte de renda da população em 11 estados brasileiros, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra ainda que o recuo da taxa de desemprego no ano passado, foi puxado pelo aumento da informalidade, que atingiu 4,6% da força de trabalho no país, o que alcançou 38,4 milhões de pessoas.

De acordo com a pesquisa, a informalidade já alcança mais de 50% da população ativa nos 11 estados, com ênfase maior no Maranhão e Pará, onde os índices estão acima de 60%. Outros 15 estados têm taxa de informalidade entre 30% e 50%.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil recuou em nove das 27 unidades da Federação no 4º trimestre de 2019 com relação ao trimestre julho-setembro. O levantamento mostra que o índice passou de 11,8% para 11,0% no período. Na comparação com o mesmo trimestre de 2018 (11,6%), houve recuo de 0,6 pontos percentual.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário