Tramitação do projeto de Moro que torna crime o caixa 2 é paralisado na Câmara
A proposta faz parte do pacote anticrime entregue em fevereiro ao Legislativo
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil
A tramitação do projeto do ministro da Justiça, Sergio Moro, que torna crime o caixa 2 foi parado na Câmara dos Deputados. A proposta faz parte do pacote anticrime entregue em fevereiro ao Legislativo, em que o político pode ser julgado caso não declare oficialmente o dinheiro de campanha eleitoral.
Foi enviada à Comissão de Finanças e Tributação (CFT), e o relator, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), chegou a apresentar um parecer pela rejeição, mas depois pediu o relatório de volta, paralisando a tramitação.
Rigoni argumentou haver um impasse regimental que precisa ser resolvido antes de entregar novamente o seu relatório. Nos bastidores, houve pressão por parte da classe política, e o texto foi desmembrado e apresentado separadamente sob risco de que pudesse emperrar o pacote todo.
O projeto separado que discute a competência da Justiça Eleitoral foi para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde já foi votado e agora precisa ser pautado no plenário. O terceiro texto do pacote, sobre o caixa 2, foi enviado à Comissão de Finanças e Tributação (CFT).