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Trânsito reduz em 50% o acesso da população baixa renda a vagas de trabalho, diz pesquisa

Estudo aponta que as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as mais afetadas

Por Da Redação
Ás

Trânsito reduz em 50% o acesso da população baixa renda a vagas de trabalho, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil/Arquivo

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizada em setembro, revelou que a população de baixa renda tem acesso a somente metade das vagas de empregos por causa de congestionamentos de trânsito. As informações são do R7. 

As cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) foram apontadas com os maiores níveis de tráfego, causando uma redução da quantidade média de empregos acessíveis entre 40,7% e 24,6%. Por outro lado, os municípios de Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e São Gonçalo (RJ) são os menos impactados pelo trânsito (redução entre 3,2% e 0,6% de acessibilidade). 

O estudo mostra que a população de baixa renda tende a ser a mais prejudicada, com uma queda de mais de 50% da quantidade de empregos acessíveis no período de pico do tráfego comparado ao fluxo livre. 

O levantamento do Ipea revela ainda que, nas cidades com mais desigualdades entre as observadas pela pesquisa, São Paulo e Belo Horizonte, a população mais pobre sofre cerca de três a 11 vezes mais impacto pelos congestionamentos do que a população mais abastada. 

"Na capital paulista, por exemplo, no horário de pico, os grupos de maior renda deixam de acessar 20% das vagas que acessariam com trânsito livre. Para os grupos de menor renda, 56% dos empregos tornam-se inacessíveis por causa dos congestionamentos", diz a publicação.

"A diferença que limita o acesso de ricos e pobres em picos de congestionamento está associada à combinação de dois fatores: os padrões espaciais de localização de empregos e classes sociais e os padrões espaciais de congestionamento. Resumidamente, os terrenos mais próximos dos centros de empregos, muitas vezes próximos ao próprio centro das cidades, são mais caros. Por isso, segmentos de maior renda têm mais chance de ocupar espaços próximos a esses locais", afirma a pesquisa.

O estudo estima os impactos do congestionamento no acesso a oportunidades de empregos nas 20 maiores cidades do Brasil e analisa como eles se distribuem espacialmente e entre pessoas de diferentes níveis de renda. Para isso, compara o número de empregos acessíveis por automóvel num intervalo de 15 a 45 minutos de viagem no período do pico da manhã e em fluxo livre com base em informações históricas sobre a velocidade do tráfego a partir de dados de GPS em alta resolução.

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