Transportadores de Turismo realizam carreata em protesto para que governo prorrogue taxas de licença
Categoria reivindica que prazos de licença sejam prorrogados
Foto: Reprodução
A Associação dos Transportadores Turísticos do Estado da Bahia (Astteba) vai realizar nesta quarta-feira (10), uma carreata às 9h, concentração no Parque de Exposições, com destinos ao a Governadoria e Agerba (CAB) e a prefeitura de Salvador. A categoria reivindica a prorrogação das taxas de licença das empresas e dos veículos por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com Celso Faria, diretor da Astteba, a categoria não está pedindo a isenção dos pagamentos, mas que seja postergado o prazo. “82% da frota de turismo de Salvador está parada, com faturamento zero. A nossa reivindicação é que o governo nos ajude dando prazos para o IPVA, para licenças da Agerba (Vistoria, licença, cadastro das empresas, etc). Nós temos certificado de vistoria, temos certificado de licença tudo isso é pago e são valores altos”, disse.
O diretor disse ainda que existem trabalhadores perdendo suas licenças por não conseguirem pagar. “Queremos que o governo do estado olhe por nós”, frisou.
Uma outra reivindicação da Associação é a de que Prefeitura de Salvador inclua os transportadores no programa de benefício Salvador para Todos.
Celson explica que a Astteba enviou um Ofício no dia 13 de maio ao secretário de turismo do Estado da Bahia, Fausto Franco e não tiveram resposta. Uma reunião com a Agerba foi intermediada por um vereador e o órgão concedeu 30 dias de prazo de postergação.
“Eles baixaram a portaria transferindo para 31 de julho, mas em 31 de julho a categoria ainda não voltou a trabalhar. Então, nós precisamos de um prazo maior para isso”, explicou.
A carreata terá aproximadamente 110 veículos participando. “Esse número é baseado no que nós temos registrado como inscritos e relacionados, mas outros poderão também estar participando. Estima-se ter uma frota de vans de turismo em Salvador na ordem de 400 veículos. Na carreata teremos pelo menos um quarto disto, disse Celso.