Tratando câncer na bexiga, Divaldo Franco volta a ser internado com infecção urinária
Líder espírita está hospitalizado no Hospital São Rafael, em Salvador
Foto: Divulgação/Mansão do Caminho
O líder espírita Divaldo Franco, de 97 anos, voltou a ser internado no último sábado (1º), no Hospital São Rafael, em Salvador, com diagnóstico de infecção urinária. A informação foi divulgada na terça-feira (4) pelo Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR) e as Obras Sociais Mansão do Caminho, entidades representadas pelo médium.
A infecção é decorrente do uso de cateter durante o tratamento oncológico. O médium precisou usar o tubo em meio às sessões de radioterapia, associada ao tratamento de quimioterapia, para tratar um câncer na bexiga.
Apesar disso, as entidades ressaltam que o estado de saúde do líder espírita é estável. No entanto, não há expectativas de alta.
Câncer na bexiga
Em novembro de 2024, Divaldo Franco foi diagnosticado com um câncer na bexiga após sentir um desconforto urinário. Em dezembro, ele iniciou o tratamento com sessões de radioterapia, associadas a doses de quimioterapia.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), homens brancos e com idade avançada, como Divaldo, fazem parte do grupo com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de tumor. A prevenção inclui não fumar e evitar a exposição a derivados do petróleo, como tintas.
O médium retomou as atividades habituais no Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR) no dia 25 de fevereiro e, desde então, é acompanhado por uma equipe multidisciplinar.