Três bairros continuam liderando no número de casos de Covid-19 em Salvador
Pituba e Pernambués bateram a casa dos 5 mil testes positivos para a doença
Foto: Reprodução/G1
Salvador já passou das 160 mil pessoas que contraíram o novo coronavírus, com 161.434 contaminados, e esse número só vem crescendo com o relaxamento das medidas de proteção. Além disso, a capital baiana atingiu a marca de 4.108 vidas perdidas para a Covid-19.
Dos 163 bairros oficiais, divididos em doze distritos sanitários pela Secretaria Municipal de Saúde, três deles concentram quase 10% dos infectados. Juntos, Pituba e Pernambués somam mais de 10 mil casos, com 5.455 e 5.032 resultados positivos para a Covid-19 respectivamente, de acordo com informações fornecidas pelo boletim epidemiológico da SMS.
De acordo com a SMS, fechando o grupo dos cinco bairros com mais infectados, estão Itapuã, com 3.531 casos, e Fazenda Grande do Retiro, que soma 3.103 contaminações. O perfil dos infectados mostra que o vírus chega com mais força nas comunidades populares: pretos e pardos somam 65% dos casos confirmados, e a unidade de saúde que abriga mais casos positivos é o Hospital do Subúrbio, com 635 internados pelo novo coronavírus.
Os cinco bairros com o maior número de casos foi o que passou por mais medidas restritivas durante o ano passado e, atualmente recebe intervenções de conscientização e prevenção, como higienização das ruas com hipoclorito, testagem rápida e aferição de temperatura, distribuição de máscaras de proteção e ação itinerante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).