Vídeo: ‘Grupo de Jerônimo morre de medo de ACM Neto’, diz Alan Sanches ao apontar ‘derretimento’ de Lula para 2026
Para deputado estadual, enfraquecimento e fadiga do governo do PT favorecem a oposição

Foto: Farol da Bahia
O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) afirmou que o grupo político do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), “morre de medo” do vice-presidente nacional do União, ACM Neto (União), e tenta plantar o discurso de que o aliado perderá novamente a disputa ao Palácio de Ondina por não ser forte politicamente no interior.
“Esse é o discurso das pessoas que querem plantar esse entendimento. O governo do Estado morre de medo de ACM Neto, pois ele teve 48% dos votos. Então, a penetração que ele tem no interior é gigantesca”, rebateu o deputado durante entrevista ao Farol da Bahia.
Alan afirmou ainda que, ao contrário de 2022, a oposição tem dois fatores favoráveis para as próximas eleições: “a fadiga de quase 20 anos de governo do PT na Bahia” e o “derretimento” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é o principal cabo eleitoral de Jerônimo.
“Nós perdemos a eleição passada especialmente por causa de Lula, que na reta final cresceu muito aqui na Bahia. E, com isso, acabou puxando Jerônimo Rodrigues e levou essa vitória. Só que agora a gente tem o cansaço do material”, disse o parlamentar.
“Eles estão há 20 anos e não construíram uma política que mude os problemas da segurança pública, por exemplo. Por essa decadência do PT na Bahia, acredito em ACM Neto. Dessa vez, nós temos o maior cabo eleitoral do nosso lado, que é Lula derretendo. Ele não vai conseguir puxar. A eleição ao governo do Estado passa pela influência nacional, e a gente tem um candidato competitivo, que apavora o PT”, completou.
•'Jerônimo tenta fugir da responsabilidade', diz Alan Sanches ao criticar segurança pública da Bahia
ACM Neto prefere enfrentar Jerônimo ou Rui nas urnas?
Alan Sanches disse acreditar que a Bahia pode protagonizar uma espécie de "efeito Biden" nas próximas eleições, com a figura do governador enfraquecida e o nome dele sendo retirado da disputa.
Esse cenário, segundo ele, foi confirmado pela informação de que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), não descarta a possibilidade de disputar o governo da Bahia em 2026.
•Jerônimo desconversa sobre suposta articulação para retorno de Rui Costa ao governo da Bahia
Ao ser questionado pelo Farol da Bahia sobre qual seria o melhor candidato para ACM Neto enfrentar nas urnas, Alan afirmou que “não se escolhe adversário” e criticou o que chamou de ciclo de “panelinha” do PT para governar o estado.
“Quem quer disputar uma eleição não escolhe adversário. Vamos ficar rodando entre Wagner, Rui e Jerônimo? Eles querem reeditar essa panelinha. Falaram tanto e agora querem colocar a mesma panelinha, sendo que todos governaram mal”, concluiu
Confira mais no vídeo abaixo: