• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • TRF5 derruba liminar do Ceará que exigia teste ou vacinação completa de passageiros de voos ao Estado

TRF5 derruba liminar do Ceará que exigia teste ou vacinação completa de passageiros de voos ao Estado

Desembargador justificou que a Anvisa é a responsável pelas medidas adotadas nos aeroportos

Por Da Redação
Ás

TRF5 derruba liminar do Ceará que exigia teste ou vacinação completa de passageiros de voos ao Estado

Foto: Reprodução/Getty Images

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) derrubou a liminar que dava direito ao Ceará de exigir teste negativo ou vacinação completa contra a Covid-19 de passageiros de voos com destino ao estado. 

Como justificativa, o desembargador Edilson Pereira Nobre Júnior afirmou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pelas medidas preventivas a serem adotadas nos aeroportos.

“A decisão institui, na prática, um protocolo próprio a ser observado na matéria em substituição à competência da agência de regulação e de outras administrativas. Com efeito, substituem-se de forma indevida as ações de ordem técnico-administrativas promovidas pelas autoridades competentes, exigindo uma série de outras medidas sem que fossem apresentados motivos que justificassem a excepcionalidade e a eficácia de sua adoção, com potencial apto a causar grave lesão à economia e à saúde públicas”, argumentou o magistrado.

O pedido do governo do Ceará foi feito após a Secretaria de Saúde do Ceará apontar 15 casos da variante Delta, sendo todos de passageiros embarcados por via aérea em outros estados. A decisão que favorecia o estado foi concedida pelo juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, da 1ª Vara Federal do Ceará.   
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário