Troca-troca: Jerônimo substituirá Davidson Magalhães por Augusto Vasconcelos na Secretaria do Trabalho
Governador da Bahia confirmou a aliados a mudança para o início de 2025; entenda
Foto: Divulgação/GOVBA/Farol da Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), já sinalizou que iniciará 2025 com mudanças no secretariado. Apesar de demonstrar cautela ao falar sobre a reforma administrativa, o petista confirmou a aliados a segunda alteração na equipe: a troca de comando na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A partir de janeiro, o atual titular da pasta, Davidson Magalhães, será substituído pelo vereador de Salvador Augusto Vasconcelos, ambos do PCdoB. A decisão confirma os rumores de bastidores de que o partido havia solicitado essa mudança.
Sem mandato eletivo, Davidson deverá assumir um cargo no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, comandado por Luciana Santos (PCdoB), presidente nacional da sigla. Até o momento, porém, o destino dele não foi oficialmente confirmado.
A primeira mudança confirmada na reforma administrativa ocorreu na Secretaria de Comunicação (Secom). O jornalista André Curvello deixará o comando e André Ferrado, atual chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), deve assumir o posto.
Leia também: Adélia Pinheiro não deve retornar ao comando da Educação estadual após derrota em Ilhéus
Dívida antiga dentro do PCdoB
A indicação de Augusto Vasconcelos para a Setre cumpre um acordo firmado em 2022, quando o vereador tentou se lançar como pré-candidato a deputado federal. Na ocasião, as intenções dele foram frustradas pelos parlamentares do PCdoB com mandato, Alice Portugal e Daniel Almeida, que temiam que a divisão de votos no eleitorado comunista ameaçasse as reeleições.
O acordo, que resultou na retirada da pré-candidatura de Augusto, foi mediado por Davidson Magalhães, então presidente estadual do PCdoB. A promessa era de que ele seria compensado futuramente pela desistência.
Hélio Ferreira assume vaga na Câmara
A ida de Augusto Vasconcelos para a Setre abre espaço para que o suplente Hélio Ferreira (PCdoB) assuma uma vaga na Câmara Municipal de Salvador (CMS) em janeiro. Ligado ao Sindicato dos Rodoviários, Hélio não conseguiu se reeleger, mas deverá retomar a atuação em defesa da categoria.
A expectativa é de que não ocorram mudanças nos demais espaços comandados por indicados do PCdoB, como a Secretaria de Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais (Sepromi), liderada por Ângela Guimarães; a Bahiagás, sob Luiz Gavazza; e a Sudesb, com Vicente Neto.