Trump reconhece que tarifa aplicada sobre parceiros comerciais pode afetar estadunidenses e defende decisão
Presidente dos EUA instaurou uma tarifa de no mínimo 25% em impostos para as importações do Canadá, México e China
Foto: Reprodução/EPA
O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, publicou na rede social que o pertence, a Truth Social, que a decisão de impor tarifas a outros países pode afetar o cidadão estadunidense, mas também afirmou que medida é importante para proteger os interesses dos Estados Unidos.
Desde o sábado (1°), Trump instaurou uma tarifa de no mínimo 25% em impostos para as importações do Canadá, México e China, principais parceiros comerciais dos EUA que juntos representam mais de 40% das importações do país.
Trump explicou a decisão ao afirmar que os países tiram vantagem de Washington, capital dos EUA, e utilizou o déficit comercial enfrentado pelo país para justificar a argumentação.
Também na Truth Social, Trump realizou uma postagem e pediu que o Canadá torne-se o 51º estado do país, sob a justificativa de que a nação não poderia se manter sem os recursos financiados pelos EUA.
O presidente republicano também afirmou que caso o Canadá aceite o acordo, “impostos muito menores e uma proteção militar muito melhor" serão oferecidos aos canadenses, contando com a ausência de tarifas.
De acordo com dados divulgados pelo governo dos Estados Unidos, o déficit comercial com o Canadá foi de US$ 55 bilhões, equivalente a cerca de R$ 320 bilhões, em 2024.
A União Europeia se pronunciou sobre as publicações de Trump e lamentou a decisão dos EUA de impor novas tarifas sobre profutos do Canadá, México e China e afirmou que responderá “com firmeza” caso as tarifas sejam aplicadas ao bloco.