• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • TSE aciona PF para investigar motivo de Lula ter sido filiado ao PL de Bolsonaro com dados falsos
Política

TSE aciona PF para investigar motivo de Lula ter sido filiado ao PL de Bolsonaro com dados falsos

Lula estava formalmente desligado do partido desde 15 de julho de 2023

Por Da Redação
Ás

TSE aciona PF para investigar motivo de Lula ter sido filiado ao PL de Bolsonaro com dados falsos

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou à Polícia Federal (PF) que investigue indícios de crime no caso em que uma pessoa se fez passar pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para filiá-lo ao PL, partido de seu principal opositor, Jair Bolsonaro. Fundador do PT e seu principal integrante, Lula estava formalmente desligado do partido desde 15 de julho de 2023, data em que seu suposto ingresso na legenda adversária foi comunicada à Corte.

A decisão do TSE foi tomada após questionamento do GLOBO sobre a filiação de Lula à legenda comandada por Valdemar Costa Neto. Após uma apuração interna, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, ordenou que o caso seja apurado pela PF. Por conta da falsa filiação feita com seu nome, o presidente passou a integrar os quadros do PL em São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista onde tem residência.

"Considerando a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral, encaminhem-se cópia dos presentes autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis que deverão, oportunamente, ser informadas a este Tribunal Superior Eleitoral", escreveu Moraes na decisão.

Em nota, o TSE acrescentou que há “claros indícios de falsidade ideológica”. O presidente da Corte também retomou o laço formal de Lula com o PT, “é fato notório que é integrante do Partido dos Trabalhadores”, disse, e cancelou o login responsável pela inclusão da informação falsa no sistema da Corte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.