TSE garantirá regularidade do processo eleitoral de 2022, afirma Rosa Weber durante posse no TSF
Em 131 anos, Rosa é a terceira mulher a assumir a presidência da Corte
Foto: Agência Brasil
A ministra Rosa Weber tomou posse como a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta segunda-feira (12) e, em seu discurso, afirmou que o TSE vai garantir a regularidade do processo eleitoral de 2022.
"Mais uma vez, o TSE garantirá a regularidade do processo eleitoral, a certeza e a legitimidade do resultado das urnas. E em fiel observância aos postulados de nossa constituição, o primado da vontade soberana do povo que é a fonte real de todo o poder no âmbito das sociedades estruturadas em bases democráticas”, disse o discurso.
Weber é terceira mulher a assumir a presidência da Corte em 131 anos, desde a fundação do STF. A ministra Cármen Lúcia também participou da cerimônia, e fez um discurso ressaltando que o STF mais uma vez reverencia a República Federativa do Brasil com a posse de Weber.
“Reafirma-se o símbolo de continuidade das instituições. A posse da ministra Rosa Weber no carro de presidente reveste-se de inegável importância jurídica e social. Pela primeira vez chega a esse cargo uma magistrada de carreira que entrou na magistratura por concurso público, em 1976”, disse.
O presidente Jair Bolsonaro não participou do evento, e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, foram convidados por Weber mas também não compareceram à posse.