• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • TSE votará normas eleitorais, incluindo regulamentação do uso de inteligência artificial em campanhas
Brasil

TSE votará normas eleitorais, incluindo regulamentação do uso de inteligência artificial em campanhas

Tribunal enfrenta desafio inédito ao tentar controlar a manipulação da realidade durante a disputa municipal

Por Da Redação
Ás

TSE votará normas eleitorais, incluindo regulamentação do uso de inteligência artificial em campanhas

Foto: Alejandro Zambrana/Secom TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prestes a votar as instruções normativas que irão guiar as eleições municipais deste ano, com destaque para a regulamentação do uso de inteligência artificial pelas campanhas políticas. As informações são da coluna Carolina Brígido da Uol. 

A relatora das normas, ministra Cármen Lúcia, propõe que as propagandas dos candidatos informem explicitamente o uso de inteligência artificial, em uma tentativa de lidar com a manipulação da realidade. No entanto, há preocupações sobre como a Justiça Eleitoral controlará as propagandas não oficiais, especialmente vídeos adulterados disseminando notícias falsas sobre adversários políticos.

As sugestões ao texto original foram recebidas entre 4 e 19 de janeiro, com audiências públicas realizadas entre 23 e 25 de janeiro para debater o assunto. Além da inteligência artificial, outras normas relacionadas a pesquisas eleitorais, auditoria dos sistemas eleitorais, registro de candidaturas, financiamento de campanhas, prestação de contas, propaganda eleitoral e ilícitos eleitorais também serão discutidas e aprovadas em plenário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.