Turismo deve retomar apenas em 2023, diz publicação
Previsão aponta que impacto maior será em ilhas onde economia depende do setor
Foto: Reprodução/ iStock
Cerca de cem milhões de empregos serão perdidos no setor do turismo em decorrência da pandemia do novo coronavírus em todo o mundo. A CNN realizou uma previsão em que diz que a crise está longe de terminar, e cada país será afetado em graus diferentes. O Conselho Mundial de Viagem e Turismo informou também que a indústria corresponde a 10% do PIB mundial, ou seja, 1 a cada 10 empregos.
Segundo apurou a CNN, companhias como a British Airways não veem uma recuperação aos níveis de 2019 antes de 2023. As previsões ainda apontam que o impacto será maior em ilhas, que têm grande parte da economia dependente do setor. As Ilhas Virgens Britânicas lideram a lista, com 92% do PIB ligado ao turismo. Em seguida vem Aruba, com 86%, as Maldivas, com 75%, Seychelles, com 64%, Macau (59%), Antigua & Barbuda (52%), Bahamas (48%), Vanuatu (46%), Cabo Verde (44%) e Santa Lucia (43%).
A Europa também representa o destino de metade dos turistas do planeta, com alta dependência em países como Geórgia, onde o setor corresponde a 31% do PIB, Malta, com 27% do PIB, Montenegro e Croácia (com 25% cada). Portugal é o oitavo da lista, com 18% do PIB ligado ao turismo.