Twitter registra mais de 1 milhão de menções no 7 de setembro deste ano
Publicação mais compartilhada foi de Bolsonaro com a mensagem "já raiou a liberdade"
Foto: Alan Santos/PR
Um levantamento feito pela consultoria BITES mostra que os atos em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, celebrado na última quarta-feira (7), movimentaram 1,06 milhão de menções no Twitter, publicadas por 280 mil usuários, até as 18h do mesmo dia. O número é um pouco menor do que o do ano passado, quando as manifestações somaram 1,16 milhão de tuítes feitos por 369 mil contas.
Ao contrário do que ocorreu no ano passado, as manifestações deste ano tiveram uma convocação mais enfática apenas na última hora, o segundo o levantamento. As quatro mensagens com mais retuítes sobre os eventos foram do presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores.
O levantamento mostra também que houve uma disputa sobre o tamanho dos atos, além de críticas de opositores do governo pela apropriação da data nacional pelo bolsonarismo. A publicação mais compartilhada foi de Bolsonaro com a mensagem "Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil". Entre as dez mais, estão ainda uma postagem do influenciador Felipe Neto que compara frases de Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 7 de setembro.