Última semana antes do Natal poderá ter chuvas de até 100 mm em regiões do país
No Nordeste, tempo continuará quente e com pouca probabilidade de chuva
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A última semana que ocorre antes do Natal será definida por altos volumes de chuvas em grande parte do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as inconstâncias continuam no decorrer da semana no Centro-Oeste e Sudeste, que pode gerar volumes de chuva de até 100 mm durante 16 a 23 de dezembro de 2024.
A meteorologia indica que as zonas de fragilidade continuarão no Centro-Oeste. Esse cenário vai possibilitar chuvas durante a semana na região, principalmente no Mato Grosso do Sul, na maior parte de Goiás e do Mato Grosso, com aglomerados esperado acima de 40 mm, podendo atingir 100 mm em alguns locais.
Outra região que pode registrar grande volume de precipitação é o Sudeste. De acordo com a previsão, a semana começa com chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo. O cenário deve persistir durante toda a semana. Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro são esperadas chuvas com volumes superiores a 100 mm.
No Norte, zonas de instabilidade relacionadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva durante a semana, com aglomerados superiores a 30 mm e 50 mm em grande parte da região. As chuvas podem ser superiores 100 mm em poucos locais no centro-oeste do Amazonas, oeste do Acre e áreas pontuais do sul do Pará e do Tocantins.
O desempenho da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) será capaz de provocar aglomerados acima de 100 mm no Amapá. No norte do Pará e em grande parte de Roraima, as chuvas deverão continuar abaixo de 10 mm.
Já no Nordeste, o tempo continuará quente e com pouca probabilidade de chuva. Na região do oeste da Bahia e sudoeste do Maranhão é esperado aglomerados abaixo de 20 mm.
A semana iniciará com tempo chuvoso e nublado no leste da região Sul. O tempo continuará constante nos próximos dias, mas, depois de sexta-feira (20), novas alterações se formarão e deve causar chuvas eloquentes em Santa Catarina, Paraná e centro-norte do Rio Grande do Sul.