Um em cada cinco municípios brasileiros não tem ensino de Tecnologia no currículo
Pesquisa mapea estruturas de apoio ofertadas pelas Secretarias de Educação
Foto: Reprodução/Pixabay
O estudo “Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações”, lançado nesta semana, mostra que pelo menos uma a cada cinco (21%) das redes municipais do Brasil ainda não têm o ensino de Tecnologia e Computação no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos finais, esse número cai para 17%. Na Educação Infantil, o índice é de 37%.
Além de identificar como o ensino de Tecnologia e Computação está presente no currículo das redes municipais, o estudo teve como objetivo também mapear quais são as estruturas de apoio ofertadas pelas Secretarias de Educação para garantir a implementação e o uso de tecnologias digitais nas escolas.
Nesse sentido, foram avaliados diversos aspectos, como a existência de orçamento específico para a área de tecnologia e como é feita sua gestão. Os resultados indicam que a maior parte das redes de ensino está mobilizada e atenta à temática. Há diversos esforços sendo feitos para que a tecnologia esteja presente nas salas de aula.
Contudo, ainda há muitos desafios para uma adoção qualificada de tecnologia, que seja transformadora dos processos de ensino e aprendizagem. Dentre todos os aspectos investigados, há três que merecem destaque: a presença do ensino de Tecnologia e Computação nos currículos; a existência de equipes e, ou, profissionais na estrutura das secretarias dedicados à implementação e ao acompanhamento do uso de tecnologias nas escolas; e a oferta de formação continuada aos docentes.
O estudo foi realizado pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), pela Fundação Telefônica Vivo e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ao todo, o levantamento ouviu 1.065 municípios, o que garante confiança de 95% para o resultado nacional, com margem de erro de 3 pontos percentuais.