Um pedaço de foguete pode cair na terra na próxima década, diz estudo
O levantamento foi realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), no Canadá
Foto: Pexels / Pixabay
Um estudo realizado pela Universidade de Colúmbia Britânica (UBC), no Canadá, revelou que destroços de foguetes antigos podem cair na Terra nos próximos dez anos. Com base nos dados analisados, as chances de restos de foguetes deixados na órbita do espaço ferir um ser humano são de 6% a 10%.
Anualmente, milhares de objetos são deixados no espaço, como satélites, porém algumas dessas missões dispensam restos dos foguetes em órbita. Segundo os especialistas, caso um desses destroços esteja em órbita baixa o suficiente, eles podem reentrar na atmosfera, queimar e soltar pedaços em uma área de 10 metros quadrados que podem atingir pessoas e causar acidentes letais.
Dessa forma, os pesquisadores da UBC emitiram um alerta para que governos ao redor do mundo elaborem medidas coletivas para evitar que os restos de foguetes caiam na terra. Eles destacam que, se as peças descartadas forem guiadas à terra de forma segura, a situação pode melhorar. As ações podem ser feitas com motores para guiar os destroços até áreas remotas do oceano.