Unica lança campanha para estimular consumo de etanol no Brasil
Objetivo é acelerar a transição energética da matriz brasileira
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) lançou na quarta-feira (17) uma campanha para incentivar o consumo de etanol. O objetivo é mostrar os benefícios econômicos e as vantagens no uso do biocombustível para o meio ambiente, estimulando os motoristas a abastecerem os veículos com etanol.
O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Na safra 2022/2023, o volume produzido no país atingiu 31,2 bilhões de litros. Do total, 27,7 bilhões de litros foram produzidos a partir da cana-de-açúcar e 4,43 bilhões a partir do milho.
O aumento de 9% nos preços da gasolina em 2023 e a queda de 14,7% no valor do etanol estimularam mais consumidores a optar pelo biocombustível, que ficou competitivo ante o derivado do petróleo em boa parte do país. O setor vê espaço para um crescimento maior. Para isso, quer posicionar o etanol como um dos biocombustíveis capazes de contribuir para atenuar o aquecimento global, acelerando a transição energética no país.
Batizada de “Vai de etanol”, a campanha da Unica terá peças publicitárias exibidas na TV e veiculadas em rádios localizadas nos principais centros de consumo de etanol do Brasil. As mensagens também serão propagadas por influenciadores nas redes sociais.