• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Vacina brasileira contra a Covid-19 está em fase final de desenvolvimento
Saúde

Vacina brasileira contra a Covid-19 está em fase final de desenvolvimento

Expectativa é que primeiros lotes sejam entregues em fevereiro

Por Da Redação
Ás

Vacina brasileira contra a Covid-19 está em fase final de desenvolvimento

Foto: Divulgação

A primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19, da AstraZeneca, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em fase final de desenvolvimento. O imunizante é feito com todos os insumos produzidos no Brasil.

Segundo a Fiocruz, a previsão é que os primeiros lotes sejam entregues em fevereiro ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

A vacina pôde ser desenvolvida após um contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Em outros lotes produzidos no Brasil, foram utilizados ingrediente farmacêutico ativo (IFA) enviado pela China.

No entanto, devido a necessidade de adquirir o IFA na China, a entrega de imunizantes da AstraZeneca pela Fiocruz sofreu atrasos no ano passado. Assim, ficou evidente a necessidade do país obter a capacidade de produção do IFA no Brasil.

O contrato previa que as equipes da Fiocruz adquirissem o conhecimento necessário para produzir no Brasil o IFA, principal insumo da vacina. A partir disso, a fundação montou as estruturas de produção e realizou testes até iniciar a produção do IFA. Agora, a Fiocruz está concluindo o processo de desenvolvimento da vacina totalmente nacional.

Após a produção do IFA, a fabricação dos imunizantes e o envase, a vacina tem a qualidade e atestada a garantia da segurança e eficácia, conforme o previsto e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os frascos recebem rótulos, são embalados.

Em seguida, são enviados ao Ministério da Saúde os imunizantes para a distribuição, que acontece de acordo com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário