Vacina Covid-19: Governo de SP recebe quarto lote com 5,5 milhões de doses da CoronaVac
Cientistas ainda duvidam da eficácia do imunizante
Foto: Imprensa/Governo do Estado de São Paulo
O governo de São Paulo recebeu na manhã desta quinta-feira (24), o quarto lote vindo da China com o equivalente a 5,5 milhões de doses da vacina CoronaVac. O Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e o Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanharam a chegada do imunizante contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O avião pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, às 5h30 da manhã. A carga de 5,5 milhões de doses recebida nesta véspera de Natal é composta por 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que serão envasadas no complexo fabril do Butantan. De acordo com Jean Gorinchteyn, outros dois carregamentos devem desembarcar no país na próxima semana, nos dias 28 e 30 de dezembro, totalizando 10,8 milhões.
“Este é mais um importante passo no enfrentamento da pandemia no Brasil. O imunizante atingiu um índice de eficácia superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde e, com isso, poderemos em breve solicitar à Anvisa o registro”, disse o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Até o momento, os cientistas duvidam da eficácia do imunizante devido a ausência da apresentação dos dados de eficácia pelo Instituto Butantan na última quarta-feira (24), durante coletiva de imprensa. É aguardado que os desenvolvedores submetam suas conclusões ao comitê de uma revista científica. Além da revisão dos pares, a publicação deve esclarecer detalhes como eficácia em diferentes faixas etárias, segurança (reações adversas) e, entre outros, quanto tempo após a segunda dose a imunidade é atingida.
Além disso, também estava previsto para esta quarta o envio dos dados de eficácia à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Dimas Covas, o envio dos resultados à Anvisa vai ocorrer somente após a Sinovac analisar os resultados enviados pelo Butantan.
Total de doses
De acordo com o Governo de São Paulo, foram compradas 46 milhões de doses. Desse total, seis milhões foram importadas prontas da China, enquanto as demais 40 milhões serão preparadas na fábrica do Butantan.