Vacina da Pfizer produz 10 vezes mais anticorpos do que CoronaVac, diz estudo
Pesquisa usou amostras de sangue de 1.442 profissionais de saúde da China
Foto: Reprodução
Uma pesquisa sobre as vacinas da Covid-19, divulgada pela Comparative immunogenicity, mostrou que o imunizante da Pfizer produz 10 vezes mais anticorpos que a Coronavac. O estudo foi feito com as amostras de sangue de 1.442 profissionais de saúde de hospitais públicos e privados e clínicas médicas em Hong Kong.
O resultado revelou que, com profissionais de saúde que receberam a vacina da Pfizer, as concentrações de anticorpos aumentaram substancialmente após a primeira dose e aumentaram novamente após a segunda dose de vacinação.
Já os que receberam a vacina CoronaVac tinham baixas concentrações de anticorpos após a primeira dose, aumentando para concentrações moderadas após a segunda dose.
O estudo não incluiu dados sobre outros potenciais correlatos de proteção, como células T ou anticorpos de citotoxicidade celular dependente de anticorpos.
"Estudos futuros podem investigar estratégias alternativas para aumentar as concentrações de anticorpos e proteção clínica em recipientes de vacinas inativadas, incluindo a administração de doses de reforço", sugere o artigo.