Editorial

Vacina necessária e comunidade médica dedicada

Confira o editorial desta quarta-feira (18)

Por Editorial , Erick Tedesco
Ás

Vacina necessária e comunidade médica dedicada

Foto: Divulgação

Vacinas seguras e eficazes podem mudar o mundo. Algumas infecções que eram comuns mataram milhões e deixaram inúmeras pessoas com deficiências, mas hoje se tornaram raras.

O Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra o HIV/Aids, comemorado anualmente em 18 de maio, tem o objetivo de reconhecer e agradecer a todos os voluntários dedicados, membros da comunidade, profissionais de saúde e cientistas que trabalham juntos para desenvolver uma vacina para prevenir o HIV. 

É também um dia para educar sobre a importância da pesquisa de uma vacina segura e eficaz como chave para acabar com o HIV/Aids.

É, ainda, uma data para se fazer um balanço do progresso, reconhecer as contribuições incalculáveis dos participantes e pesquisadores e explicar como o trabalho com o HIV criou uma base para a velocidade sem precedentes de desenvolvimento da vacina para Covid-19.

Enquanto, em mais de dois anos, ainda se luta com a pandemia de Covid-19 e com a implementação da vacinação, falar sobre vacinas é talvez mais relevante do que em qualquer outro momento da história recente. HIV e COVID-19 apresentam, cada um, um quadro vívido sobre essa necessidade.

Em meados de 2017, mais da metade (20,9 milhões) de todos os indivíduos vivendo com HIV tiveram acesso aos medicamentos antirretrovirais, capazes de mantê-los vivos e saudáveis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.