Vacina contra difteria, coqueluche e hepatite B está em falta no Brasil

Nova carga com vacinas foi reprovada por órgãos regularizadores, diz Ministério da Saúde

Por Da Redação
Ás

Vacina contra difteria, coqueluche e hepatite B está em falta no Brasil

Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

Está em falta nos postos de saúde de todo Brasil, a vacina pentavalente, que previne de doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B. A imunizacão da referida vacina deve ser realizada em três doses. Na sequência: aos dois, quatro e seis meses de idade. Deve ser feito um reforço também com crianças de um ano e três meses.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a nova carga com as vacinas recebidas do laboratório indiano Biologicals e Limited India, foram reprovadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A exportação dos lotes da vacina acontecem porque o Brasil não possui laboratório de insumo. A compra é viabilizada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Este ano já foram adquiridos R$ 4 milhões de dose da imunizacão de um outro laboratório indiano, que tem embarques previstos para julho, agosto, setembro e outubro, mas sem previsão inicial de normalização.

Segundo informações do Ministério da Saúde, desde 11 de julho foi encaminhado aos estados brasileiros aproximadamente 437,7 mil doses da pentavalente, oriundas do laboratório Serum Índian para normalizar os estoques no país. Ainda de acordo com o órgão, não há previsão para receber novos lotes do laboratório Biologicals E Limeted India.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário