Variante de Manaus representa 80% das infecções por Covid-19
Sesab diz que variante é responsável pela aceleração do número de internações
Foto: Divulgação
A cepa do coronavírus identificada inicialmente em Manaus, no Amazonas, se tornou predominante na Bahia e já representa 80% das infecções no estado.
Para o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a variante é responsável pela aceleração do número de internações e elevação do número de óbitos no estado.
"No comparativo mês a mês vemos o crescimento da diversidade de cepas detectadas no estado, sendo oito agora. Entretanto, nos meses de fevereiro a maio deste ano, a variante P1 se tornou predominante, sendo a responsável pela aceleração do número de internações e elevação do número de óbitos em todo o Brasil, inclusive, na Bahia.
O quadro que vivemos no ano passado, de um aumento de casos de 500 a 800% em algumas cidades, não pode se repetir", alertou.
A proximidade das datas em que tradicionalmente se celebra o São João e o São Pedro preocupa a gestão. Os festejos já estão suspensos por decreto estadual, e o governo também proibiu a circulação de ônibus intermunicipais e venda de bebida alcoólica no período.